top of page

Resenha - O Terceiro Desejo

  • Foto do escritor: Gabriela Simões
    Gabriela Simões
  • 18 de jun. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 27 de jun. de 2018


PONTUAÇÃO FINAL: 8,9 Batatas

Criatividade no Conteúdo – 10 Narrativa – 9,8 Desenvolvimento da História - 8,6 Relações entre Personagens - 7,8 Personagens Principais - 7,4 Personagens Secundárias – 8,5 Coerência da história dentro do universo – 10


Esta leitura foi feita em parceria com Editora Saída de Emergência, e em conjunto com a @banal.girl, uma parceira do meu instagram (@writer_gabby) , e creio falar pelas duas quando digo que este livro é muito bom. 


O nome da nossa personagem principal é Geralt de Rivia, um bruxo, conhecido como um assassino sem misericórdia que vagueia pelo mundo à caça de monstros e predadores. Geralt vive de acordo com o seu próprio código de conduta, de acordo com as suas regras, e com o seu sentido de justiça muito próprio e característico dele - no início do livro são nos apresentadas poucos traços psicológicos da sua personalidade, mas este é um dos poucos que fica transparente. A sua espada actua sob uma troca: favor a poderosos reis amaldiçoados, mas também os mais desfavorecidos e com isso uma recompensa. 


Ao longo das suas viagens, Geralt encontra todo o tipo de criaturas – algumas saídas da mitologia eslava e dos contos populares – como vampiros e lobisomens, elfos, quimeras e estriges, trolls e até génios a um certo ponto. Como bruxo, ele que passou por diversos treinos muito exigentes e submeteu-se a testes tão fortes que acabou por sorfer uma alteração genética, sendo por essa razão o seu cabelo branco. Até praticamente ao final do livro a história é focada nas aventuras de Geralt e pouco no seu desenvolvimento como personagem, isso dá-se nos últimos capítulos do livro.




Esta foi uma leitura diferente ao que estou habituada: temos muitos cenários, muitas acções e personagens diferentes, com histórias próprias e individuais umas das outras ( a maioria são baseados em histórias infantis, quase como que a versão não censurada como por exemplo a branca de neve sem vergonha e versão muito mais sombria). Nenhuma personagem é totalmente boa, nem totalmente má, o livro dá-nos oportunidade de escolher qual o 'lado' que queremos escolher. 


No inicio pensei que os diferentes cenários fossem ser um problema, pois vários cenários descontextualizados costumam tornar, para mim, a leitura maçadora e confusa, contudo o modo como está escrito, trabalho e estruturado, faz com que esse detalhe para mim menos bom, se torne num dos melhores aspectos do livro.


As cenas de luta e acção fazem-nos crer que estamos dentro do livro, a experiência-las, ou numa sala de cinema a assistir um filme; conseguimos colocar-nos na pele das personagens, ver o que elas vêm, ouvir os sons que as rodeiam e sentir o vento e a terra que pisam. Tudo isto é possível pois o livro é repleto de pormenores e pequenos detalhes, em especial das cenas de acção, nas lutas e descrições breves dos espaços mas ainda assim adequadas e suficientes. 


No inicio do livro, não nos é dado muito a conhecer Geralt, o que me deixo aborrecida, pois gosto de me conectar com a personagem que estou ler (estabelecer uma relação com ela, conectar-me em certos aspectos, contudo Geralt não me estava a dar nada, é difícil de sentir algo assim!) mas ao mesmo tempo curiosa, pois queria conhecer mais sobre ele, e a cada capítulo, ainda que pequeno, sentimos a evolução desta personagem enigmática, misteriosa, com uma força incrível - física e mental - e sentido de justiça muito próprio.


A historia gira em seu redor e das suas aventuras, e ao longo delas vamos apanhando um pouco mais da sua personalidade e da sua historia. Nos intervalos das suas jornadas, Geralt para num convento, com uma senhora que o abriga e tenta ajuda-lo. Existe uma relação de maternidade entre eles, de protecção por parte da mulher e carinho por ambos, um pouco de ironia pelo meio e típico sarcasmo que sempre dá um toque leve a agradável à leitura. 


Um comentário negativo para mim neste livro foi na maior parte das vezes a falta de explicaçao dos termos. Mandavam uns nomes para o ar e não os explicavam, tanto que algumas das especies eu nao cheguei a perceber o que eram, nem qual a diferença entre outras mencionadas.


É um livro muito coerente com o universo em questão, não encontrei nenhuma falha (o facto de não explicarem o que é cada especie, é uma falha do autor, não do universo criado), e realmente fiquei fascinada como ele criou um mundo tão diversificado e maravilhoso. Mais um grande livro e edição execelente da editora Saída De Emergência.


Existem um jogo que é adaptação desta saga, o meu namorado joga e por essa razão eu quis ler o livro e não me arrependi e fiquei com muita vontade de jogar! Recomendo muito este livro para quem goste de boas cenas de acção misturado com fantasia e criaturas mágicas.


Comments


  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
bottom of page