top of page

Resenha - Destemida



CLASSIFICAÇÃO FINAL - 8,5 Batatas

Criatividade no conteudo - 9,5

Narrativa - 10

Desenvolvimento da historia - 9

Relaçoes entre personagens - 5

Personagem principal - 9

Personagens secundarias - 7

Coerencia historia - 10


Olá Batatas!

Não faz muito tempo que publiquei que ia ler este livrinho, e tenho a dizer que não me desiludiu de todo e devorei todas as páginas. O livro prendeu-me da primeira à última página, com uma escrita madura, envolvente e transportadora. Muitas vezes senti-me dentro do livro, envolvida com as personagens e pisei o chão da velha Roma em conjunto com Falcon, uma das minhas personagens femininas favoritas neste momento.


Gladiadores e história antiga sempre foram temas de interesse para mim, mas nunca encontrei um livro que me chamasse o suficiente para o ler, mas Destemida acendeu uma pequena luz por não serem homens mas sim mulheres a combater, algo que não completamente provado de ter existido mas existem sim indícios de tal realidade.


Conseguimos por lado observar uma sociedade onde a mulher é em parte descriminada pelo seu sexo, onde a escravatura é utilizada e vista como algo banal, mas ainda assim, temos o outro lado da moeda, as mulheres lutam pela sua independência e são donas do seu destino.

Existem dois grandes acontecimentos no livro que são os pontos que dão o rumo a todo o desonrolar do livro, um logo no ínicio e outro meio, por essa razão não vou entrar em detalhes em termos da história, mas dum modo resumido, Falcon começa por fazer parte duma fação livre e ambiciona ser guerreira tal como a sua irmã foi, contudo esta morreu à vários anos numa batalha contra a armada de Julio Cesár. Com medo de perder outra filha, o seu pai não quer que ela seja uma guerreira. Isso leva a um desencadear de acontecimentos que eu não quero relevar porque é contar demasiado do livro, contudo, em suma ela foge e é levada para uma arena para combater como gladiadora de Cesár.



A história desenrola-se muito rápido, não perde tempo e ao mesmo tempo, mostra-nos tudo o que é importante com detalhe, tornando-se por essa razão um livro com uma escrita muito inteligente e promenorizada nos aspetos que realmente importam. E atenção eu estou a falar aspetos que envolvem o desenrolar da cena, que, sendo bastante rápido, nunca tem momentos mortos ou momentos que queiramos parar de ler, porque existem sempre coisas novas acontecer, mas, leva ao único ponto negativo para mim no livro: as relações entre os personagens. Em especial o romance.


Nunca vi romance tão rápido, e eu li o Crespúsculo! Edward e Bella foi só uma troca de olhares e meia duzia de palavras, por isso imaginem o quão rápido o romance deste livro foi. Para mim, as relações entre as personagens, o crescimento das emoções dá uma certa creabilidade e faz-me apegar a essas personagens e é sem dúvida um dos aspetos que eu mais gosto numa leitura. Contudo, foi-me díficil apegar a qualquer personagem porque sinto que não os fiquei a conhecer, nem a entender a relação que estabeleceram uns com os outros, foi muito supreficial. Entendo que em parte, esse não é o foco do livro, de todo, contudo, não posso deixar de dizer que esse aspeto me desagradou, pois pareceu-me forçado e não fazia falta nenhuma.


Em suma, é um livro muito bom, com uma história e personagem principal muito forte e interessante, muito bem pesquisado e Saída de Emergência, preciso do segundo para ontem!


38 visualizações
bottom of page