Resenha - O Pistoleiro
- Gabriela Simões
- 26 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jun. de 2018

PONTUAÇÃO FINAL - 7,8 Batatas Criatividade no conteudo - 9,3 Narrativa - 8,5 Desenvolvimento da historia - 6,5 Relaçoes entre personagens - 6,5 Personagem principal - 7,8 Personagens secundarias - 6 Coerencia historia - 10
O Pistoleiro foi uma leitura pela qual eu estava muito anciosa para começar e que ficou um pouco àquem das minhas expetativas, mas ainda assim uma leitura que eu gostei imenso e uma experiência nova muito boa.
A começar pela escrita, quando vamos ler Stephen King nao podemos partir para a leitura como algo despreocupado, estar a ler só por ler, aqui não existe o 'se perdermos uma frase não à problema', ao perder o fio à meada tem de se voltar para tras todo p paragrafo. Não é uma leitura propriamente leve, custou a entrar no ritmo, mas é muito bom de se ler, pois a linguagem adulta e descritiva premite-nos visionar o que nos envolve dum modo único, além de nos dar incriveis reflexões filosoficas, visionárias para o tempo em que o livro foi escrito. O livro é originalmente de 1982, mas as ideias são muito atuais, levanta problemas e ideias que nós hoje em dia nos debatemos e acho incrivel como já ma altura o autor conseguiu visionar isso.

Contudo, achei o conteudo muito confuso, cheguei ao final do livro sem entender muito bem o que se passou. Existe muito simbolismo, muitas coisas escondidas que temos de ir supondo ao longo do livro, nada é dado diretamente, algumas coisas são mesmo abstratas e as relações entre as personagens é praticamente inexistente - eu nao me afeiçoei a nenhuma delas. Em resumo o livro é sobre o ultimo dos Pistoleiros, que sao humanos que passam por um processo como uma escola onde depois se tornam Pistoleiros, e a terra dele, foi destruida, tudo isto relacionado com o Homem de Negro e a Torre, o centro da Terra onde se escondem todos os segredos do universo, e o objetivo do Pistoleiro é matar o Homem de Negro e chegar até a essa Torre, estando disposto a tua para o conseguir.
Gostei da leitura, mas não adorei, e fiquei com muitas dúvidas. Apesar se ser um livro pequeno, pareceu muito maior devido ao eu ter demorado a entrar no ritmo da leitura e a ter de recuar muitas vezes para conseguir acompanhar, houveram capitulos que li duas vezes. Foi o meu primeiro Stephen King e sem dúvida que não será o ultimo!
Comments