top of page

Resenha - A Casa Misteriosa

  • Foto do escritor: Gabriela Simões
    Gabriela Simões
  • 18 de jun. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 27 de jun. de 2018


PONTUAÇÃO FINAL: 1,7 Batatas

Criatividade no Conteúdo – 3

Narrativa – 2

Desenvolvimento da História - 1

Relações entre Personagens - 1,5

Personagens Principais - 1

Personagens Secundárias – 3

Coerência da história dentro do universo – 1


Este livro é um livro de 'terror', se é que assim pode ser classificado. Eu sou uma clara amante de terror, demasiado talvez, eu vejo filmes de terror como as crianças vêem o Canal Panda, ainda assim nunca tinha lido um livro de terror, e considerava isso uma falha minha, por essa razão, na feira do livro de Lisboa, decidi comprar este livro e tenho a dizer que foi das piorescoisas que já li. Esta personagem principal está empatada com Anastacia de Cinquenta Sombras de Grey para pior personagem feminina de todos os tempo, e ainda assim, acho que esta ganha; Ana pode ter uma personalidade de merda, mas tem personalidade! Resumindo então a história, começamos com uma rapariga, normal, que DO NADA, entra numa casa só porque sim, apeteceu-lhe, quem não pensa 'Aqui está uma casa bonita, a casa dos meus sonhos, deixa-me entrar sem dizer aos donos, nem o meu nome, nem perguntar o deles' e o que é os velhos pensam? 'Aqui está uma linda moça, que não fala, pode estar planear a atacar-nos a qualquer momento ou roubar a casa, mas vamos deixá-la passar cá a noite!' Já aqui começamos a perceber que isto vai ficar mau.  Depois, os donos da casa desaparecem. Sem deixar nada avisar, simplesmente vão embora, deixam a rapariga sozinha em casa deles, porque isso faz todo o sentido deixar o convidado que não conhece, claramente com um problema qualquer, nem que seja porque estava sozinha no meio da rua à chuva e olhando fixamente para a casa deles.

Lição importante: NÃO DEIXEM ESTRANHOS ENTRAREM ASSIM NA VOSSA CASA!  Ainda no mesmo espaço de 24h, uma serie de estranhos eventos começam a acontecer e ela não percebe porquê, realmente fica confusa, ' Será que estou a dar em maluca? ', mas ela quer ficar na casa para agradecer a hospitalidade dos senhores. DEIXA UM BILHETE ESAIDAÍ QUERIDA!

A melhor parte é que ela reage a esses problemas: indo dormir. Só isso. Acontece algo de sinistro, de estranho, algo que realmente a assusta, e ela vai dormir sobre o assunto, NA MESMA CASA ONDE ISSO ESTÁ ACONTECER. Eu não estou a exagerar quando digo que ela passa metade do livro com sono. 

A personagem principal não tem qualquer personalidade, reage aos eventos estranhos dormindo na mesma casa onde estes acontecem, sem fazer questões de porquê e quão estranho aquele situação é, e quando faz, ignora qualquer pista que a possa de facto ajudar.  Além de tudo isto, não há desenvolvimento qualquer na historia, as personagens são tão, mas tão pouco trabalhadas que chega a ser triste, não há qualquer profundidade, em lado nenhum. A única parte minimamente positiva, são algumas partes em que se ganha esperança que algo vá acontecer, algo bom, que vai dar a volta e agora vai haver acção, agora vamos perceber realmente o que se passa, mas não acontece e volta a ser só mau. O pior de tudo isto, consegue ser o fina, aquilo que ainda tens esperança que seja bom, mas não! Fiquei muito triste e desiludida com o livro, esperava algo minimamente bom, mas não consigo apontar um aspecto que tenha gostado neste livro. Infelizmente, mas leiam por vocês mesmos e tirem as vossas própria conclusões, digam-me nos comentários o que acham, se vale ou não a pena ler. 

A criatividade foi muito pouca, os acontecimentos não me provocaram qualquer medo, o tema inicial duma rapariga numa casa onde acontecem coisas estranhas já está mais do que visto e ainda por cima não foi bem trabalhado. Dei um três já sendo generosa.  A narrativa apesar de simples, carência muito de diálogos entre as personagens, e quando existem, pouco ou nenhum sentido fazem. Os pensamentos dela não fazem qualquer sentido, não são coerentes com o que se passa em seu redor e as coisas que ele precisa chegam-lhe facilmente ao dispor, sem ela se perguntar e como ou o porquê. Em termos de desenvolvimento só pode mesmo dar o mais baixo possível, porque NÃO DESENVOLVIMENTO. O livro é pequeno, mas isso não é desculpa, não acontece literalmente NADA ao longo do livro, chegamos ao final com a sensação que nada aconteceu.

A relação entre personagens assemelha-se ao desenvolvimento, nada acontece, nada evolui, nem sei se posso dizer que surgiu do nada, porque mal isso é. Parecem crianças a falar 'Não tenho amigos, possa ser tua amiga?', é quase nisto que a relação entre os personagens se pode basear. A personagem principal nem quero falar, já estou demasiado enervada a escrever esta review, se dizer todos os aspetos que me irritaram nela... na verdade nem demoro assim tanto porque ela mal fazia algo a não ser dormir.

As personagens secundárias, ainda foi o menos mau, consegui simpatizar com uma delas, mas desapareceu passado pouco tempo e quando aparecia mal falava. Tendo em conta se seria uma história de terror, acabou por ser mais uma comédia má, sem nexo algum, pois eu quero muito acreditar que ninguém no seu perfeito juízo, passa pelas situações estranhas que ela passou e continua numa casa de onde pode sair, como se nada de tivesse passado. Nenhuma coerência foi encontrada.  Nao recomendo de todo!

Comments


  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
bottom of page